Psiquiatria, visão geral:

No passado, o transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de fases de depressão e de hiperexcitabilidade. Nesta fase, a pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente. Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas.

Conhcendo o inimigo:

É uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de fases de depressão e de hiperexcitabilidade. Nesta fase, a pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente. Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas.
A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva, receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que será descrito mais detalhadamente adiante.A depressão do transtorno bipolar é igual a depressão recorrente que só se apresenta como depressão, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.

Fase Maníaca:

Tipicamente leva uma a duas semanas para começar e quando não tratado pode durar meses. O estado de humor está elevado podendo isso significar uma alegria contagiante ou uma irritação agressiva. Junto a essa elevação encontram-se alguns outros sintomas como elevação da auto-estima, sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestação delirante de grandeza considerando-se uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades únicas como telepáticas por exemplo. Aumento da atividade motora apresentando grande vigor físico e apesar disso com uma diminuição da necessidade de sono. O paciente apresenta uma forte pressão para falar ininterruptamente, as idéias correm rapidamente a ponto de não concluir o que começou e ficar sempre emendando uma idéia não concluída em outra sucessivamente: a isto denominamos fuga-de-idéias.. O paciente apresenta uma elevação da percepção de estímulos externos levando-o a distrair-se constantemente com pequenos ou insignificantes acontecimentos alheios à conversa em andamento. Aumento do interesse e da atividade sexual. Perda da consciência a respeito de sua própria condição patológica, tornando-se uma pessoa socialmente inconveniente ou insuportável. Envolvimento em atividades potencialmente perigosas sem manifestar preocupação com isso. Podem surgir sintomas psicóticos típicos da esquizofrenia o que não significa uma mudança de diagnóstico, mas mostra um quadro mais grave quando isso acontece.

Fase depressiva:

É de certa forma o oposto da fase maníaca, o humor está depressivo, a auto-estima em baixa com sentimentos de inferioridade, a capacidade física esta comprometida, pois a sensação de cansaço é constante. As idéias fluem com lentidão e dificuldade, a atenção é difícil de ser mantida e o interesse pelas coisas em geral é perdido bem como o prazer na realização daquilo que antes era agradável. Nessa fase o sono também está diminuído, mas ao contrário da fase maníaca, não é um sono que satisfaça ou descanse, uma vez que o paciente acorda indisposto. Quando não tratada a fase maníaca pode durar meses também.

Riscos, aos portadores de TAB:

A mortalidade dos portadores de TB é elevada, e o suicídio é a causa mais freqüente de morte, principalmente entre os jovens. Estima-se que até 50% dos portadores tentem o suicídio ao menos uma vez em suas vidas e 15% efetivamente o cometem. Também doenças clínicas como obesidade, diabetes, e problemas cardiovasculares são mais freqüentes entre portadores de Transtorno Bipolar do que na população geral. A associação com a dependência de álcool e drogas não apenas é comum (41% de dependência de álcool e 12% de dependência de alguma droga ilícita), como agrava o curso e o prognóstico do TB, piora a adesão ao tratamento e aumenta em duas vezes o risco de suicídio.

Tratamento:

O tratamento adequado do TB reduz a incapacitação e a mortalidade dos portadores. Em linhas gerais, inclui necessariamente a prescrição de um ou mais estabilizadores do humor em associação (carbonato de lítio, ácido valpróico/valproato de sódio/divalproato de sódio, lamotrigina, carbamazepina, oxcarbazepina). A associação de antidepressivos (de diferentes classes) e de antipsicóticos (em especial os de segunda geração como risperidona, olanzapina, quetiapina, ziprasidona, aripiprazol) pode ser necessária para o controle de episódios de depressão e de mania.

Fontes:

USP;Unifesp;ABP;ABTB;abc da Saúde;Psicosite
**************************************************************************************************************************************************************************************
Aqui começo os meus relatos, espero que possa colaborar com todos que acessem esta página......

quinta-feira, 10 de abril de 2008

O começo

É de certa forma estranho relatar isto, não consigo me lembrar de muitas coisas que ocorrem em meu passado, mas algumas marcaram, não usarei uma ordem cronológica para facilitar meus relatos.
Hoje com trinta e seis anos consigo realmente ver quando comecei a apresentar sintomas da bipolaridade, mais ou menos com quinze anos, pois queria fazer tudo, aula de violão, computação, ingles, mas não concluia nada, começava e parava.
Na escola até que quando queria era um bom aluno, nesta época conheci e me envolvi com drogas, inalaveis (benzina, loló-eter/clorofórmio/essência) e maconha, mas logo me interressei por coisas mais fortes, comprimidos (Artane, Moderex,Bentil,etc) ficava alucinado, muitas vezes ao ponto de achar que não retornaria a realidade, mas sempre voltava a toma-los, para facilitar as coisas fui trabalhar em um consultório médico.
Não me recordo bem mas creio que os sintomas de bipolaridade foram após essas drogas.
Com o passar do tempo essa drogas foram se tornando mais dificeis de conseguir, foi ai que comecei a utilizar a cocaina.

10 comentários:

Anônimo disse...

Deve ter sido difícil externar estes fatos, mas você está de parabéns pela sua coragem!acredito qu esta atividade vai te ajudar a continuar firme na sua luta. Força e fé!

Unknown disse...

- Oi..
Será que você ainda.. Posta no seu blog?! Eu sem querer, encontrei ele.. e resolvi ler..
Desculpe pela 'invasão'..

Eu.. gostaria que vocÊ postase mais..

Cuide-se.!

Angela Natel disse...

Ótima reportagem. Sou bipolar em início de tratamento. É um longo processo.

Unknown disse...

margarida maria, de4 salvador tem tem trantornof21,e4 quer saber o que e comum hoje em dia.

História de um surto disse...

Olá

Gostaria de apresentar o blog http://historiadeumsurto.blogspot.com/ para você e seus amigos.

O objetivo do blog é relatar a minha experiência com relação ao sofrimento mental, provocado por surtos psicóticos, consequencia da Bipolaridade, sendo necessárias duas internações em clínicas psiquiátricas. Não é uma tarefa fácil escrever sobre o assunto. Relembrar é viver duas vezes ou mais, mas acredito que as minhas memórias poderão ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação. Hoje, consigo respirar, mas já estive muitas vezes na minha caverna povoada por alucinações e crises existenciais.

Fique à vontade para contribuir com críticas e sugestões.

Atenciosamente,

Ninna Sales disse...

Olá! Eu tenho 25 anos e desde que consigo lembrar sempre percebi que havia algo errado comigo. Fui disgnosticada como depressiva, mas depois eu descobri que tenho Transtorno Afetivo Bipolar. Tenho um blog que uso como uma forma de externar o que sinto e o quanto esse problema afeta a minha vida. Acho importante, pessoas como nós, que tem esse tipo de transtorno nos unirmos para trocar experiência e assim entendermos que não somos sós.
Me tornei seguidora do seu blog pra poder acompanhar as suas postagens.
Cuide-se!

janaina baraldo disse...

ME CHAMO JANAINA ,TENHO 36 ANOS E SOFRO DE TRANSTORNO BIPOLAR AFETIVO,
SINTO ANSIEDADE,ANGUSTIA,E AS VEZES FICO FELIZ QUANDO FICO EM PRIMEIRO LUGAR NAS VENDAS,MAS APÓS QUANDO TENHO IR NOVAMENTE PARA A BATALHA ,ABRO APORTA DE CASA,FICO LOCA PARA VOLTAR E FICAR EM CASA,CHORO MUITO,E AINDA SOFRO POR OUVIR MEU MARIDO DIZER Q SOU TUDO DE RUIM.
ELE ME BATE AS VEZES PQ FICO AGRESSIVA VERBALMENTE,MAS ELE SOMENTE ME AGRIDI,E PARECE Q Ñ FICO MAL,PQ VOLTO E FALO MAIS,E APÓS MAIS EPSÓDIOS DE AGRASSÃO,E SOMENTE CHORO,PEÇO PERDÃO E VOLTO A CAIR NA CAMA .
MAS AUNDO ACORDO,BRIGO DE NOVO,FALO MUITO,VEJOQ ELE DERREPENTE TEM OUTRA PESSOA,PQ MINHA CABEÇA PENSA ASSIM,MASI UMA VEZ VOLTA AS BRIGAS.
EU TOMAVA AT DEPRESSIVOS,RESPIRIDON,LITIO EOUTROS,MAS PAREI.
NO TRABAHLO SEI Q SOU ÓTIMA COM MEUS CLIENTES,MAS VIVO SEMPACIENCIA COM MEUS COLEGAS,PQ ODEIO PERDER,LUTO SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR,MAS SEMPRE ANSIOSA,PENSO Q O MES Q VEM TENHO Q PARTIR PARA ESSE OBJETIVO ,E NOVAMENTE FICO ANGUSTIADA,
EU SOFRO MUITO,CHORO,SAUDADE DA MINHA FAMILIA,SOU APENAS UMA MULHER Q SENTE FALTA DE CARINHO,SINTO-ME SOZINHA,MEU MARIDO EM 9 ANOS ME ODEIA Q SEMPRE AGE MAL,BATENDO,FAZENDO-ME SOFRER. BOM É ISSO ,ESTOU AO PONTO DE ME ENTREGAR E MORRER.

janaina baraldo disse...

quando estou anciosa ,triste ou algo parecido,no trabalho sinto vontade de comprar,pq trabalho com moda e vivo no meio de lindas peças,onde vejo q é um refugio,bom demais.
mas compro muito,mas após fico triste por isso.
fico feliz quando vendo muito,até fico agitada,mas noutro dia abrindo a porta de casa,quero voltar e ficar deitada sempensar em atingir metas,mas se stou no trabalho,quando consigo chegar no objetivo,fico bem somente por conseguir o desejado,mas quando ñ entra o cliente,nossa!!!!!! fico loca,caminho e compro ,e saio e fumo cigarro,ansiosa,brigo,fico mal humorada e venho para casa brigo com todos,quero ser a certa em tudo,faço mal eu sei.
meu marido vive dizendo coisas e quer mandar no meu dinheiro,sendo q eu q pagoa maioria das contas,mas isso ja se torna motivo paras brigas e aós ele me agridi verbalmente e fisicamente,mas eu ñ paro de falar ,qp parece eu ñ aceitar nada e ñ sinto medo de apanhar até morrer.
estou ao ponto de me matar.tenhoq encontar ajuda.
ja fico longe da minha mãe e meu filho de 11 anos,pq o comércio tira meu tempo,e ainda vivo com alguém q me faz mal e muito.
oq faço?
hj ele me bateu pq tive crise,amanhã ja ñ posso ir para o trabalho por isso.
estou confusa mesmo.janaina baraldo

janaina baraldo disse...

BOA NOITE!!! NOVAMENTE ESTOU ESCREVENDO SOFRE MINHA DOENÇA BIPOLAR AFETIVO CREIO...
A MÉDICA ME DISSE Q SE CHAMA ASSIM.
HJ PERDI MEU TRABALHO,ONDE EU LUTAVA PARA BATER METAS ,E FICAVA TBM TRISTE SE CASO Ñ FOSSE DESSA FORMA. MAS SINTO FALTA.
SOFRI BULLING ,UM COLEGA ME ENFRENTOU MUITO... MAS MINHA DOENÇA GRITOU MAIS ALTO E ASSIM CHUTEI O BALDE E FIQUEI LOCA MESMO!!! FUI DEMITIDA.
ESTOU EM CASA ,MAS QUERO SOMENTE CHORAR ,E SINTO SAUDADES DO MEU TRABALHO,FAMILIA Q POUCO VEJO,E TBM ME INDIVIDEI PQ Ñ POSSO PAGAR POR Ñ ESTAR TRABALHANDO.
ALÉM DE CHORAR MUITO,Ñ TENHO SONO ,TUDO ME IRRITA ,RONCO DO MEU MARIDO,RUIDOS ETC... TUDO ME DEIXA MAL!!!
AS VEZES UMA SIMPLES BRINCADEIRA OU ALGO QUE VEJA NA TV ME DEIXA FELIZZZZZZZZZZZZ E COMEÇO A RIR MUITO,SEM PALAVRAS MESMO!!! MAS LOGO PASSA ,E JA COMEÇO COM CRISES DE MANIAS ,CIUMES DO MEU MARIDO ...FICO VIAJANDO COM PENSAMENTOS DO PASSADO EM RELAÇÃO MINHA PERDA MEU TRABALHO,MINHA FAMILIA A DISTANCIA Q VIVO LONGE DO MEU FILHO Q MORA COM O PAI,E HJ MINHA MÃE DOENTE ,NOSSA!!! MUITAS COISA JUNTAS...
ATÉ PAREI DE FUMAR,EM CASA Ñ SINTO VONTADE,MAS NA RUA VOLTA TUDO DE NOVO.
TENHO DO
RES DE CABEÇA CONSTANTES...E AS VEZES QUANDO ACORDO QUERO VOLTAR A DORMIR ...
PARECE A VIDA Ñ TEM SENTIDO...
AS VEZES ME VEJO FALANDO SÓZINHA,PARECEQ EU FICO PLANEJANDO COMO FALAR COM O FULANO(A) QUANDO TENHO Q FAZER ALGO IMPORTANTE ,OU ATÉ QUANDO TENHO Q ENFRENTAR SITUAÇÕES... COMO UM AMIGO(A) TEM FALAR COMIGO.
EU FICO ENVENTANDO MANEIRAS EM VÓZ TOM ALTO COMO FAZER QUANDO ME APROXIMAR DA PESSOA.
CERTAMENTE ISSO Ñ É NORMAL!!!
MEU NOME É JANAINA BARALDO.

Unknown disse...

PokerStars - Gaming & Slots at Aprcasino
Join the fun apr casino at Aprcasino and play the septcasino.com best 출장안마 of the best PokerStars casino games including Slots, Blackjack, Roulette, febcasino Video Poker and more! bsjeon.net