Psiquiatria, visão geral:

No passado, o transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de fases de depressão e de hiperexcitabilidade. Nesta fase, a pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente. Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas.

Conhcendo o inimigo:

É uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de fases de depressão e de hiperexcitabilidade. Nesta fase, a pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente. Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas.
A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva, receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que será descrito mais detalhadamente adiante.A depressão do transtorno bipolar é igual a depressão recorrente que só se apresenta como depressão, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.

Fase Maníaca:

Tipicamente leva uma a duas semanas para começar e quando não tratado pode durar meses. O estado de humor está elevado podendo isso significar uma alegria contagiante ou uma irritação agressiva. Junto a essa elevação encontram-se alguns outros sintomas como elevação da auto-estima, sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestação delirante de grandeza considerando-se uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades únicas como telepáticas por exemplo. Aumento da atividade motora apresentando grande vigor físico e apesar disso com uma diminuição da necessidade de sono. O paciente apresenta uma forte pressão para falar ininterruptamente, as idéias correm rapidamente a ponto de não concluir o que começou e ficar sempre emendando uma idéia não concluída em outra sucessivamente: a isto denominamos fuga-de-idéias.. O paciente apresenta uma elevação da percepção de estímulos externos levando-o a distrair-se constantemente com pequenos ou insignificantes acontecimentos alheios à conversa em andamento. Aumento do interesse e da atividade sexual. Perda da consciência a respeito de sua própria condição patológica, tornando-se uma pessoa socialmente inconveniente ou insuportável. Envolvimento em atividades potencialmente perigosas sem manifestar preocupação com isso. Podem surgir sintomas psicóticos típicos da esquizofrenia o que não significa uma mudança de diagnóstico, mas mostra um quadro mais grave quando isso acontece.

Fase depressiva:

É de certa forma o oposto da fase maníaca, o humor está depressivo, a auto-estima em baixa com sentimentos de inferioridade, a capacidade física esta comprometida, pois a sensação de cansaço é constante. As idéias fluem com lentidão e dificuldade, a atenção é difícil de ser mantida e o interesse pelas coisas em geral é perdido bem como o prazer na realização daquilo que antes era agradável. Nessa fase o sono também está diminuído, mas ao contrário da fase maníaca, não é um sono que satisfaça ou descanse, uma vez que o paciente acorda indisposto. Quando não tratada a fase maníaca pode durar meses também.

Riscos, aos portadores de TAB:

A mortalidade dos portadores de TB é elevada, e o suicídio é a causa mais freqüente de morte, principalmente entre os jovens. Estima-se que até 50% dos portadores tentem o suicídio ao menos uma vez em suas vidas e 15% efetivamente o cometem. Também doenças clínicas como obesidade, diabetes, e problemas cardiovasculares são mais freqüentes entre portadores de Transtorno Bipolar do que na população geral. A associação com a dependência de álcool e drogas não apenas é comum (41% de dependência de álcool e 12% de dependência de alguma droga ilícita), como agrava o curso e o prognóstico do TB, piora a adesão ao tratamento e aumenta em duas vezes o risco de suicídio.

Tratamento:

O tratamento adequado do TB reduz a incapacitação e a mortalidade dos portadores. Em linhas gerais, inclui necessariamente a prescrição de um ou mais estabilizadores do humor em associação (carbonato de lítio, ácido valpróico/valproato de sódio/divalproato de sódio, lamotrigina, carbamazepina, oxcarbazepina). A associação de antidepressivos (de diferentes classes) e de antipsicóticos (em especial os de segunda geração como risperidona, olanzapina, quetiapina, ziprasidona, aripiprazol) pode ser necessária para o controle de episódios de depressão e de mania.

Fontes:

USP;Unifesp;ABP;ABTB;abc da Saúde;Psicosite
**************************************************************************************************************************************************************************************
Aqui começo os meus relatos, espero que possa colaborar com todos que acessem esta página......

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Não sei se ainda sei:

Sinto-me mal, com necessidade de algo que não sei bem o que é. Talvez me drogar, beber, bem... bebi vodka com limão. Será que melhorou? Não sei. acredito que não, mas para um bipolar estou me "fazendo a coisa errada" cada vez mais. Por quê ? Porque misturo a realidade com o que não existe. Não me recrimine por isto, pois não consigo me controlar e talvez o uso de drogas seja inevitável, pois não tomo remédio hoje. Já tomei demais e me deixaram do jeito que eu não queria, do jeito que não podia. Talvez não devesse relatar isto, mas droga sempre é droga não importa o nome que ela tenha. Cardiolítio ou cocaína serão sempre drogas. Precisamos tentar viver limpos e aí está a dificuldade da nossa bipolaridade.

4 comentários:

kla.klaw disse...

Recentemente, diagnosticaram-me como Bipolar, mas não aceito isso como doença, nem como motivo para me "dopar".Nasci Bipolar e serei assim por toda vida.É apenas uma característica genética. Respeito minha natureza, não preciso lutar contra ela. Tenho autoestima,sou feliz como sou: mediana, fortinha, clarinha,canhota...e bipolar. Vivo e sinto tudo ao máximo. Sou D+!!!

Graça disse...

Namastê! Sou tbém Bipolar. Após duas tentativas de suicídio, fazendo tratemento com minha psicoterapeuta com um quadro de depressão e mania de compras, ela me encaminhou p/ uma psiquiátra. Foi um baque enorme saber dessa doença...Tentei suicídio mais três vezes, em vão...Sentia vontade de dormir, desaparecer, mas...Passo os dias sem saber como será o amanhã, vivo um dia de cd vez. Tenho mais mania depressiva, mas já passei pela mania da agressividade e nunca pela da euforia, choro muito, mas tenho muita FÉ nos Arcanjos e Mestres Ascencionados e faço o possível p/ ficar de pé.Tenho Fobia Social, Transtorno do pânico q qdo se manifestam é um horror.Sou professora uma profissão que adorava exercer, hoje horror só de pensar numa sala de aula cheia de crinças...Estou afastada a 1 ano e meio. Minhas médicas pediram aposentadoria. Sempre que precisar de ajuda conte comigo pois precisarei mais q vc. PAZ no coração. Graça

li gomes disse...

eu acho que sofro de tb,tenho todos os sintomas .as vezes to bem,ta tudo numa boa,mas de uma hora para outra o mundo desaba sobre mim,nao sei pq isso acontece,me bate um baixo astral,uma vontade de sumir do mundo,como estou sentindo agora.tenho namorado,as vezes trato ele de uma forma que ele nao merece,embora acho que ele mereça,mas meu modo de agir com as pessoas poderia ser bem diferente,se nao me batesse um sentimento de inferioridade.

Lionard disse...

É assim que me sinto as vezes... É horrível... Só não tenho vontade de me drogar... Fico sem saber o q fazer... Chorar, gritar, não sei... Normalmente eu me agrido... Me bato, me machuco... Mas isso é raro... Hj passei por uma crise leve... Acho q já to melhor... Ou tow na fase maníaca... Não sei mais de nada... :(